Depois de muita polêmica envolvendo a 'pardinha' nas cobranças de pênalti, principalmente no Brasil, o International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol mundial, decidiu que a artimanha de enganar o goleiro na hora da batida será proibida a partir da Copa do Mundo da África do Sul. Ou seja, Neymar e Fred terão que bater os pênaltis sem fintas na hora do chute.
Na nova regra, os jogadores poderão fazer a 'paradinha' que Pelé inventou, que era constituída de fintas durante a corrida, mas não na hora do chute, o que vinha sendo muito utilizado no futebol brasileiro.
Além disto, o jogador que violar a regra não só terá que bater novamente a penalidade, como receberá um cartão amarelo do árbitro, pelo fato de a atitude ser considerada antidesportiva.
O novo texto da regra diz: "Fintar na corrida para uma cobrança de pênalti para confundir os oponentes é permitido, entretanto, fintar ao chutar a bola, uma vez que o batedor já encerrou sua corrida, é considerado agora uma infração à Lei 14 e um ato antidesportivo, pelo qual o jogador deve ser advertido"
Além disto, o comitê definiu que poderão ser feitos mais testes com cinco árbitros ao invés de três. No Campeonato Carioca e na Liga Europa, isto já ocorreu, com juízes atrás dos gols, checando jogadas mais difíceis e polêmicas.
As duas decisões entrarão em vigor a partir do dia 1 de junho.
Fonte
terça-feira, maio 18, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sacanagem o mais legal do penalti e a paradinha , muito bom , da pra da muita risada com os goleiros eles vao muito seco sem a bola em jogo e muito engraçado , mais a FIFA manda neh
Postar um comentário