quinta-feira, maio 27, 2010

FOTO: Robinho desbanca Drogba e é o novo 'gigante' de Joanesburgo



Robinho é o novo 'rei' de Joanesburgo e desbancou Drogba como o protagonista do maior anúncio da cidade. Na outra fachada do mesmo prédio em que há uma foto gigante do atacante da Costa do Marfim, a patrocinadora da seleção brasileira instalou um painel ainda maior com a imagem do craque do Santos, usando a camisa amarelinha. Os comerciais estão localizados no prédio mais alto do centro de Joanesburgo.
(Fotos: Thiago Dias)

GE

Seleção brasileira realiza primeira atividade na África do Sul

Após viagem de mais de oito horas, jogadores correm no campo de golfe ao lado do hotel onde a delegação está hospedada, em Joanesburgo

Os jogadores da seleção brasileira fizeram um treino leve no fim da tarde desta quinta-feira, horário da África do Sul. Após a desgastante viagem de Brasília para Joanesburgo, que durou pouco mais de oito horas, os atletas deram voltas em torno do gramado do campo de golfe localizado ao lado do hotel onde a delegação está hospedada.



A atividade foi comandada pelos preparadores físicos Paulo Paixão e Fábio Marseredjian e durou cerca de 30 minutos. Na parte da manhã, o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio se juntaram à delegação em Joanesburgo. Com o grupo completo, a expectativa é que o técnico Dunga comece a projetar a equipe para a estreia na Copa do Mundo, contra a Coreia do Norte, no dia 15 de junho, nos treinos dos próximos dias.

Nesta sexta-feira, o treinador vai comandar atividades em tempo integral. Na parte da manhã, o treino vai começar às 9h. À tarde, o trabalho está programado para as 15h30m.

GE

Lula recebe a seleção brasileira no Palácio da Alvorada

Após reunião, técnico e jogadores embarcam para a África do Sul. Equipe treinava em Curitiba antes de viajar para Brasília.

A seleção brasileira chegou às 15h no Palácio da Alvorada, em Brasília, para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O técnico da seleção, Dunga, e os jogadores escolhidos para participar da Copa do Mundo da África do Sul vieram de Curitiba (PR), onde treinavam no CT do Atlético Paranaense.



Dezenas de pessoas, a maioria crianças correram pela rua para tentar alcançar o ônibus da equipe que vai representar o Brasil. Apesar do esforço, não conseguiram enxergar os jogadores, já que o veículo tem vidros escuros e entrou direto na residência oficial de Lula, onde o acesso é restrito.

Funcionários do Aeroporto Internacional de Brasília também tentaram manter contato com a seleção quando ela desembarcou às 14h20m na Base Área, área restrita do aeroporto. No entanto, um cordão de isolamento feito por militares impediu a aproximação. Após o encontro com o presidente os jogadores seguem para a África do Sul.

A Copa do Mundo começa no dia 11 de junho. O primeiro jogo do Brasil será contra a Coreia do Norte no próximo dia 15. Antes disso, a seleção enfrenta dois amistosos, um contra o Zimbábue e o outro contra a Tanzânia. Em 2006, a seleção também visitou o presidente Lula antes de disputar a Copa.

Depois do encontro com a seleção brasileira, Lula recebe os três árbitros brasileiros que representarão país na Copa da África do Sul: Carlos Eugênio Simon, Altemir Hausmann e Roberto Braatz.

GE

quarta-feira, maio 26, 2010

Maradona: 'Se a Argentina ganhar a Copa do Mundo, eu fico pelado'

Técnico promete desfilar sem roupa pelo centro de Buenos Aires se for campeão mundial e garante que Messi sabe cantar o hino do país

O técnico Maradona afirmou que desfilará pelo centro de Buenos Aires sem roupa, caso a seleção argentina vença a Copa do Mundo pela terceira vez. A promessa foi feita antes do embarque para a África do Sul.



- Se ganharmos o Mundial, eu fico nu no Obelisco - avisou Maradona, referindo-se ao monumento que fica na Avenida Nove de Julho, a maior da capital argentina.

Depois de criar polêmica, ele tentou acabar com outra, negando um boato de que o atacante Messi, que mora na Espanha desde os 13 anos, não saberia cantar o hino de seu país:

- Messi sabe cantar o hino perfeitamente. O hino é o melhor aquecimento que um jogador pode ter durante uma partida. No momento em que se canta, vem à memória que é preciso lutar pela camisa, pela família que te assiste em casa, por todos os argentinos que representamos. Todos nós entendemos isso.

A Argentina começa sua caminhada na Copa do Mundo no dia 12 de junho, contra a Nigéria, em Pretória. No Grupo B, também estão Coreia do Sul e Grécia.

GE

Inglaterra e Espanha proíbem Twitter e Facebook na Copa do Mundo

A Federação Inglesa e a Federação Espanhola de Futebol não permitirão que seus jogadores postem mensagens em redes sociais ou de microblogging, como o Twitter ou o Facebook, durante a Copa do Mundo da África do Sul. A informação é da emissora britânica de televisão BBC.



De acordo com a rede, os ingleses também estão proibidos de escreverem artigos em jornais. Todos os convocados só poderão se manifestar através dos órgãos oficiais da federação do país. Na Espanha, o técnico Vicente Del Bosque teria afirmado que não querem seus jogadores desconcentrados pela internet durante a competição.

A lista de jogadores das duas seleções que usam o Twitter é extensa. Entre os ingleses, craques como o meia Gerrard e o atacante Rooney têm seus perfis na rede. Na Fúria, o atacante Fernando Torres e o meia Fábregas também costumam postar mensagens frequentemente.

Entre os casos de confusão via Twitter, está o de Kaká. Através do site, sua esposa e seu assessor de imprensa criticaram o técnico Manuel Pellegrini, depois que o brasileiro foi substituído em uma partida pelo Real Madrid.

GE

terça-feira, maio 25, 2010

Brasil: Zimbábue e a Tanzânia deverão encerrar preparação

Zimbábue e a Tanzânia deverão ser as selecções que irão defrontar o Brasil nos últimos dois jogos de preparação para o Mundial da África do Sul, a decorrer nos próximos dias 2 e 7 de Junho, respectivamente.



A confirmação dos jogos está dependente da chegada dos documentos das federações quer do Zimbábué, quer da Tanzânia à Confederação Brasileira de Futebol.

Lembramos que o Brasil integra o Grupo G do Mundial 20101, juntamente com a Selecção de Portugal e que os dois irão estar frente a frente na terceira jornada de grupos, num jogo marcado para dia 25 de Junho.

Fonte

segunda-feira, maio 24, 2010

Thiago Silva diz que o Brasil tem a melhor zaga do mundo

Jogador do Milan confia no bom rendimento do setor defensivo da seleção na Copa do Mundo

Um dos jogadores mais jovens do grupo convocado por Dunga para a Copa do Mundo, o zagueiro Thiago Silva elogiou bastante o setor defensivo da seleção nesta segunda-feira. O jogador do Milan considera que o Brasil tem, atualmente, a melhor defesa do mundo com Julio César, Maicon, Juan, Lucio e Michel Bastos.

Aos 25 anos, Thiago Silva – que tem seis jogos com a seleção - mostrou também uma admiração por Juan, companheiro de seleção e titular absoluto no time montado pelo técnico Dunga.



- Sou fã do Juan. A dupla de zaga da seleção brasileira para mim é a melhor do mundo. Cada um tem uma opinião. Eu penso que a melhor dupla de zaga está ao nosso lado. Tenho certeza de que a nossa defesa vai ser uma das melhores do mundial.

O entrosamento é antigo. Juan e Lucio jogaram por muitos anos juntos no Bayer Leverkusen, da Alemanha. Formam a dupla de zaga da seleção brasileira desde 2005. E, atualmente, Julio César, Maicon e Lucio atuam pelo Inter de Milão, que acabou de conquistar o título da Liga dos Campeões.

Sob o comando de Dunga, a seleção brasileira fez 53 jogos. Só sofreu 36. Com isso, Thiago Silva viaja para a África do Sul sabendo que uma chance só vai aparecer se um dos titulares tiver algum problema físico.

- A responsabilidade aqui é dividida entre todos. Se tiver uma oportunidade vou tentar mostrar o meu trabalho. Se estou aqui é porque a comissão técnica confia em mim. Fiquei seis meses parado. Foi ruim para mim em termos de seleção. Mas dei a volta por cima e estou muito feliz de fazer parte deste grupo hoje. A responsabilidade aumenta de estar fazendo sempre o melhor.

Fonte

Tevez luta contra concorrência para ser titular na Copa do Mundo

Atacante do Manchester City terá grande chance de provar seu valor a Maradona no amistoso desta segunda-feira, contra o Canadá

Um dos seis atacantes da seleção da Argentina para a Copa do Mundo da África do Sul, Carlos Tevez sabe que terá de mostrar todo seu futebol se quiser impressionar o técnico Diego Maradona e fazer parte do time titular na estreia do Mundial, dia 12 de junho, contra a Nigéria, no estádio Ellis Park.



Com uma variedade grande no setor ofensivo, a ‘albiceleste’ enfrentará o Canadá em amistoso nesta segunda-feira. Recuperado de um choque com Mascherano durante os treinamentos desta semana, Messi está confirmado no ataque ao lado de Tevez e Higuaín.

O atacante do Manchester City terá esta oportunidade para provar ao treinador que pode ser incluído entre os onze que começarão a Copa. No entanto, ele garante que a motivação de jogar é sempre a mesma.

- Eu sempre buscarei estar bem fisicamente. Isso é o mais importante e estou fazendo de tudo para estar no melhor da minha forma. O treinador fará a escolha dele e eu tenho que respeita-la seja qual for – disse Tevez ao portal “Sporting Life”.

Fonte

quinta-feira, maio 20, 2010

Brasil pode enfrentar ‘The Brazilians’ em amistoso antes da Copa

O Brasil pode enfrentar o Mamelodi Sundowns, time da Primeira Divisão da África do Sul, em amistoso dia 2 de junho. A informação é da revista sul-africana “Kick Off”, citando uma fonte do clube que diz que a possibilidade do jogo "é alta". O local ainda não estaria definido.



Curiosamente, o Sundowns é inspirado na seleção brasileira. Tem uniformes iguais aos dos pentacampeões e o apelido de "The Brazilians". O time terminou em segundo lugar no último campeonato sul-africano e tem vários jogadores na seleção, como o zagueiro Matthew Booth e o centroavante Katlego Mphela.

O GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a direção do Sundowns e com a assessoria de imprensa da CBF. Ambos não confirmaram a realização do amistoso.

GE

quarta-feira, maio 19, 2010

Taffarel será observador da seleção brasileira durante a Copa do Mundo

O ex-goleiro Taffarel está de volta à seleção brasileira. O camisa 1 na conquista do tetracampeonato, em 1994, fará parte da comissão técnica. O ex-jogador será um dos observadores técnicos na Copa do Mundo de 2010.



Taffarel, que disputou três Mundiais pelo Brasil, terá a missão de ajudar o técnico Dunga e o auxiliar Jorginho a conhecer os adversários da seleção brasileira na primeira fase e os possíveis rivais na fase de mata-mata.

O outro observador do Brasil na competição será o técnico Marcelo Cabo, que já desempenhou a função durante a Copa das Confederações do ano passado. Em Mundiais, Marcelo Cabo foi auxiliar de Marcos Paquetá em 2002.

Fonte

Biblioteca da África do Sul terá decoração em homenagem ao Brasil

A maior biblioteca de Soweto, na África do Sul, será enfeitada com motivos brasileiros durante a Copa do Mundo. A nova decoração irá ser inaugurada na sexta-feira e poderá ser visitada até o dia 12 de julho, um dia depois da decisão do torneio. Cerca de 700 pessoas por dia visitam o local.

Serão colocados no prédio fotos, bandeiras e banners sobre o Brasil. Além disso, haverá aulas de capoeira e de percussão, que serão oferecidos pela comunidade brasileira em Joanesburgo e Pretória. O Centro Cultural Brasil-África do Sul irá ministrar e ensinará palavras em português aos turistas brasileiros que visitarem o local. Além disso, a entidade também irá apresentar cinco filmes do cinema nacional.



Soweto, cidade conhecida por causa da luta contra o apartheid, é a casa do maior clássico do futebol da África do Sul, entre Orlando Pirates e Kaiser Chiefs.

Fonte

Queridinho de Joel Santana, Booth começa a conquistar Parreira

Dedicação nos treinos deve confirmar zagueiro entre 23 sul-africanos que jogarão a Copa

A troca de comando na África do Sul, no fim do ano passado, colocou seriamente em risco a presença do zagueiro Matthew Booth na Copa. De titular do time com Joel Santana, passou a jogador dispensável por Carlos Alberto Parreira, que, aliás, nunca o havia convocado em sua primeira passagem pela África do Sul. Um dos jogadores mais queridos pela torcida, protagonista de várias campanhas publicitárias do Mundial, Booth admitiu ao GLOBOESPORTE.COM, em fevereiro, que tinha poucas esperanças de disputar o torneio.

Mesmo sem ser um grande fã do jogador, Parreira deu uma oportunidade a ele nos treinamentos da seleção no Brasil e na Alemanha, já que não tinha os jogadores "estrangeiros" à disposição na época. Em dois meses, acabou conquistado pela dedicação de Booth nos treinos. Tanto que deve relacioná-lo entre os 23 jogadores que irão à Copa, embora a princípio como reserva.



Booth sorri com a aparente reconquista da vaga na seleção, mas ainda não se considera no Mundial. Por isso encara os próximos amistosos antes da divulgação final da lista, contra Bulgária e Colômbia, como final de Copa.

- Seria mentira se eu dissesse que não me preocupo com contusões às vésperas da Copa, isso passa não só pela minha cabeça como pela de todos os jogadores. Mas neste momento só posso pensar em dar meu máximo. Parece clichê, mas é verdade. Temos que impressionar o treinador, mostrarmos que merecemos ir à Copa. Temos que dar 100%, aliás 110% - brincou.

No último amistoso, contra a Tailândia, o zagueiro começou no banco e entrou no segundo tempo.

- Não fico chateado de não ser mais titular, isso é opção do treinador. O mais importante é trabalhar duro, esperar minha chance e aproveitá-la, caso ela apareça - explicou.

A última vez que Booth falou com o antigo treinador foi em março, quando a África do Sul venceu os reservas do Botafogo, de Joel Santana, por 1 a 0, em amistoso no Rio de Janeiro.

- Santana é um treinador muito querido no Brasil e deixou saudades para vários jogadores da seleção sul-africana. Mas passou, agora temos um novo técnico que também se dá muito bem com todo mundo.

Fonte

terça-feira, maio 18, 2010

Fifa limita 'paradinha' a partir da Copa do Mundo

Depois de muita polêmica envolvendo a 'pardinha' nas cobranças de pênalti, principalmente no Brasil, o International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol mundial, decidiu que a artimanha de enganar o goleiro na hora da batida será proibida a partir da Copa do Mundo da África do Sul. Ou seja, Neymar e Fred terão que bater os pênaltis sem fintas na hora do chute.

Na nova regra, os jogadores poderão fazer a 'paradinha' que Pelé inventou, que era constituída de fintas durante a corrida, mas não na hora do chute, o que vinha sendo muito utilizado no futebol brasileiro.



Além disto, o jogador que violar a regra não só terá que bater novamente a penalidade, como receberá um cartão amarelo do árbitro, pelo fato de a atitude ser considerada antidesportiva.

O novo texto da regra diz: "Fintar na corrida para uma cobrança de pênalti para confundir os oponentes é permitido, entretanto, fintar ao chutar a bola, uma vez que o batedor já encerrou sua corrida, é considerado agora uma infração à Lei 14 e um ato antidesportivo, pelo qual o jogador deve ser advertido"

Além disto, o comitê definiu que poderão ser feitos mais testes com cinco árbitros ao invés de três. No Campeonato Carioca e na Liga Europa, isto já ocorreu, com juízes atrás dos gols, checando jogadas mais difíceis e polêmicas.

As duas decisões entrarão em vigor a partir do dia 1 de junho.

Fonte

segunda-feira, maio 17, 2010

Lesão no tornozelo tira Michael Ballack da Copa

A Alemanha sofreu uma baixa importante nesta segunda-feira para a disputa Copa do Mundo, na África do Sul. Michel Ballack, capitão da seleção, foi examinado nesta manhã e foi constatada uma grave lesão no tornozelo.

O exame que foi feito em Munique mostrou que Ballack rompeu os ligamentos do tornozelo direito. Segundo o médico da seleção Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt, o meia precisará de oito semanas para voltar a jogar.

Ballack sofreu a lesão no último jogo do Chelsea na temporada durante a decisão da Copa da Inglaterra. O jogador alemão recebeu uma entrada forte de Kevin-Prince Boateng, do Portsmouth, e teve que ser substituído ainda na primeira etapa.



Ballack critica Boateng pela entrada dura

Depois de saber da notícia que ficará fora da Copa do Mundo, Michael Ballack resolveu criticar duramente Boateng pela entrada forte que resultou na lesão em seu tornozelo.
Ballack revelou que ficou chateado com a indiferença do adversário.

- Nem me pediu desculpas. Isto é o que acontece quando se permite que um time jogue de forma dura - desabafou o atleta ao sair do hospital amparado por muletas.

- É um golpe muito amargo receber um diagnóstico assim, poucas semanas antes da Copa, mas o futebol é assim e é preciso seguir - completou.

O brasileiro Belletti entrou em seu lugar aos 44 minutos do primeiro tempo. O Chelsea bateu o Portsmouth por 1 a 0 e levou o título da Copa da Inglaterra.

sexta-feira, maio 14, 2010

Beckham vai integrar grupo da Inglaterra na Copa

O meia David Beckham, que não poderá disputar a Copa do Mundo da África do Sul, deve integrar o grupo da Inglaterra que viajará para o Mundial, informa a imprensa britânica.



O técnico do "English Team", o italiano Fabio Capello, deve propor a Beckham, que em março rompeu o tendão de Aquiles esquerdo, que atue como intermediário entre os jogadores e a comissão técnica.

A presença do jogador pode provocar uma grande atenção da imprensa para a seleção inglesa, como aconteceu na Copa da Alemanha-2006 e que Capello considera uma das causas do resultado ruim da seleção, que na época era treinada pelo sueco Sven Goran Eriksson.

Fonte

quinta-feira, maio 13, 2010

Morumbi é aprovado para receber semis da Copa 2014, diz jornal

De acordo com o jornal “Folha de São Paulo”, o Morumbi está apto a receber jogos das semifinais da Copa do Mundo de 2014. O Comitê Organizador Local da competição (COL), cujo presidente é Ricardo Teixeira, enviou um documento ao comitê de São Paulo afirmando que a Fifa aprovou o projeto do estádio.



Agora, o São Paulo terá que provar à entidade máxima do futebol mundial que tem condições financeiras de terminar as obras previstas. O COL também revelou que o comitê paulista tem 30 dias para apresentar as garantias.

“O projeto está em consonância com as exigências da entidade e apto a receber as semifinais”, diz um trecho do comunicado publicado pelo jornal.

Com essa notícia, terminam as especulações de que o estádio seria excluído sumariamente da Copa do Mundo de 2014.

Fonte

quarta-feira, maio 12, 2010

Convocações deixam "buraco" de 47 figurinhas no álbum

Completar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo vem sendo o objetivo entre crianças, jovens e até adultos, que ficaram em parte frustrados depois das convocações divulgadas. Quem tem todos os adesivos da coleção ainda precisa de mais 47 para "completar". Este foi o número de erros da editora na previsão de quem disputaria o campeonato.




O álbum errou ao menos um jogador em 24 das 32 seleções. As surpresas na convocação de Dunga fizeram a editora errar três convocados. Se o colecionador pudesse, trocaria os cromos de André Santos, Ronaldinho e Adriano pelos de Gilberto, Julio Baptista e Grafite. Se pudesse, muitos fariam a mesma troca, ao contrário, na Seleção Brasileira.

A página do Brasil só teve menos erros que as de México e Camarões, que estamparam quatro jogadores que não vão jogar a Copa. Apenas as formações dos Estados Unidos, Eslovênia, Holanda, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Paraguai, Chile e Espanha não apresentaram erros.

Assim, o torcedor já sabe quais jogadores "secar" nos dois primeiros jogos da Copa, contra Coreia do Norte e Costa do Marfim. Se quiser conhecer os jogadores do principal concorrente ao título, o colecionador sabe que a página da Espanha também está completa.

Mas quando a Copa ficar mais próxima, novos erros devem surgir na lista. Isso porque grande parte das seleções publicaram na verdade uma pré-lista, composta por 24 a 30 atletas. Como apenas 23 podem ser selecionados, é provável que mais figurinhas da Copa do Mundo sejam com jogadores que apenas assistirão ao evento na TV.

Veja quem ficou no álbum, mas fora do Mundial:

Grupo A
África do Sul: Morgan Gould, Richard Henyekane e Thembinkosi Fanteni
México: Aaron Galindo, Pavel Pardo, Aldo de Nigris e Miguel Sabah
Uruguai: Bruno Silva e Cristian Rodriguez
França: Karim Benzema

Grupo B
Argentina: Zanetti, Cambiasso e Fernando Gago
Nigéria: Obinna Nwaneri, Seyi Olofinjana e Chinedu Obasi Ogbuke
Coréia do Sul: Kim do Heon e Seol Ki-Hyeon
Grécia: Angelos Basinas

Grupo C
Inglaterra: David Beckham
Argélia: Yacine Bezzaz, Khaled Lemmouchia e Hameur Bouazza

Grupo D
Alemanha: Rene Adler, Simon Rolfes e Hitzlsperger
Australia: Patrick Kisnorbo
Sérvia: Ivica Dragutinovic
Gana: Harrison Afful

Grupo E
Dinamarca: Michael Jakobsen
Japão: Hideo Hashimoto
Camarões: Andre Bikey, Thimothee Atouba, Somen Tchoyi e Paulo Alo'o Efoulou

Grupo F
Itália: Nicola Legrottaglie
Nova Zelandia : Duncan Oughton, James Pritchett
Eslováquia: Jan Novak

Grupo G
Brasil: André Santos, Ronaldinho e Adriano
Portugual: José Bosingwa, João Moutinho

Grupo H
Suiça: Ludovic Magnin, Johan Vonlanthen
Honduras: Luis Ramos


Fonte

segunda-feira, maio 10, 2010

Estádio da estreia do Brasil na Copa se despede dos jogos de rugby

O estádio Ellis Park, em Joanesburgo, que receberá a primeira partida do Brasil na Copa do Mundo, encerrou no último sábado seus jogos de rugby na temporada. O Lions, time da cidade, foi derrotado pelo Blues, da Nova Zelândia, e segue em último lugar no Super 14, o torneio que reúne 14 equipes das três maiores potências da modalidade
- África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.



O gramado está em ótimo estado e não deve apresentar nenhum problema para a Copa do Mundo. Nos próximos dias as traves de rugby serão substituídas pelas de futebol e as marcações do campo serão refeitas. O primeiro jogo no Ellis Park será em 12 de junho, entre Argentina e Nigéria. Depois jogarão Brasil e Coreia do Norte, dia 15. No total serão sete partidas, incluindo uma das oitavas de final envolvendo o vencedor do grupo G, o do Brasil.

O Loftus, em Pretória, foi outro estádio reservado para a Copa que encerrou suas atividades de rugby neste fim de semana. O time da cidade, o Bulls, venceu o neozelandês Crusaders, manteve a liderança da competição e após a partida homenageou o técnico Carlos Alberto Parreira e cinco jogadores da seleção de futebol.



Atual campeão, o Bulls já está classificado para as semifinais do Super 14, mas mandará seu jogo na próxima fase (e em uma eventual final) no Orlando Stadium, em Soweto. Será a primeira vez que um dos maiores clubes sul-africanos de rugby, esporte tradicionalmente ligado aos brancos, jogará no distrito que se tornou símbolo da luta dos negros contra o Apartheid.

O Loftus, no entanto, pode ser usado antes do Mundial em amistoso dos Bafana Bafana. A primeira partida da Copa jogada lá será Sérvia contra Gana, dia 13 de junho.

Fonte

sexta-feira, maio 07, 2010

Taça da Copa chega à África do Sul e é recepcionada por Nelson Mandela

Ícone da guinada da história sul-africana tem a honra de ser um dos primeiros a ver o símbolo maior do Mundial

O troféu da Copa do Mundo chegou nesta quinta-feira à África do Sul e foi recebido pelas mãos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, na fundação que leva seu nome, em Joanesburgo. Nesta sexta, inicia-se um tour da taça, que visitará 38 cidades e povoados nas nove províncias do país.

A taça chegou à África do Sul pelas mãos do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o presidente do comitê organizador da Copa, Danny Jordaan.



Achmat Dangor, membro da Fundação Nelson Mandela, disse desejar que os sul-africanos e o mundo vejam o troféu "como um símbolo do bem".

Feita de ouro 18 quilates, a taça tem 36,8 cm de altura e pesa 6,175 quilos. Ela é propriedade da Fifa e o campeão da Copa do Mundo recebe uma réplica.

Fonte

quarta-feira, maio 05, 2010

Vidente Rooney usa bola de cristal para a Copa e revela: 'Inglaterra será campeã'

Jogador participa da premiação dos melhores da temporada no Manchester e leva dois prêmios

Durante a entrega da premiação dos melhores da temporada do Manchester United, o atacante Wayne Rooney, eleito o melhor jogador da Premier League, revelou seu lado de vidente e afirmou que a Inglaterra ganhará a Copa do Mundo na África do Sul.

- Nós vivemos no melhor país do mundo, então eu penso que vamos ser campeões. A Inglaterra será campeã da Copa do Mundo - revelou Rooney ao jornal "The Sun".



Rooney foi o grande vencedor na noite de gala no clube inglês, na terça-feira. O craque dos Red Devils levou os prêmios de gol mais bonito e atleta do ano.

O atacante já tinha sido eleito o melhor jogador do Inglês pela Associação de Jogadores e também pela Associação dos Jornalistas Esportivos.

Fonte

terça-feira, maio 04, 2010

Alemanha perde Adler e Rolfes por lesões para a Copa

A seleção da Alemanha sofreu duas baixas para a disputa da Copa do Mundo, dois dias antes do técnico Joachim Low anunciar uma pré-lista com 30 jogadores para o Mundial da África do Sul. O goleiro Rene Adler e o meio-campista Simon Rolfes, ambos do Bayer Leverkusen, estão contundidos e fora do torneio.



Adler terá que realizar uma cirurgia por conta de uma lesão na costela. "É claro que nós estamos tristes por Rene ter que se submeter a uma cirurgia e por isso estar fora da Copa do Mundo", afirmou Joachim Low sobre o goleiro de 26 anos, que se contundiu em abril.

Já Rolfes vai perder a Copa do Mundo por conta de uma lesão no joelho. O volante, de 28 anos, conversou com o técnico da seleção alemã e avisou que não estará recuperado para o Mundial. O meio-campista realizou uma cirurgia para remoção de cartilagem do joelho direito e não atua desde então.

Fonte

segunda-feira, maio 03, 2010

Fifa cobra Brasil por atrasos: vamos ter que esperar o Carnaval?

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticou nesta segunda-feira os atrasos do Brasil na preparação para a Copa do Mundo de 2014 e perguntou se terá que esperar até o Carnaval do ano que vem para que as obras finalmente comecem.

"O sinal vermelho está aceso para o Brasil, que não está cumprindo os prazos", disse Valcke a jornalistas na África do Sul, onde acontece a Copa do Mundo deste ano a partir de 11 de junho.



"É incrível como o Brasil está atrasado, e estou falando de todos os estádios. Vários prazos já foram descumpridos e nada aconteceu. O Brasil não está no caminho certo", acrescentou.

"Este ano tem eleição presidencial, então quase nada vai acontecer. No ano que vem, tem o Carnaval. Então só vão começar tudo depois do Carnaval?", questionou Valcke.

Nesta segunda-feira expirou o prazo estabelecido pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 para o início das obras nos 12 estádios que receberão jogos do Mundial.



Segundo a entidade, a partir de quarta-feira será realizada uma vistoria técnica dos estádios e também de avaliação do cronograma das obras nas cidades escolhidas. A inspeção começará por São Paulo e termina em Salvador, no dia 20.

"É preciso aproveitar ao máximo o tempo disponível. Não queremos uma Copa do Mundo apressada, com todas as coisas feitas no último minuto", disse o dirigente da Fifa.

Valcke afirmou que recebeu um relatório nesta segunda-feira que alertou sobre os atrasos nas obras na maioria dos estádios.

Autoridades do Ministério do Esporte e do comitê organizador disseram recentemente que as cidades que não estiverem dentro do cronograma estipulado correm o risco de serem cortadas da Copa do Mundo.

"O Brasil está esperando há muito tempo para receber uma Copa do Mundo, mas agora precisa começar a se movimentar. Eles têm que fazer isso pela América do Sul, não apenas pelo Brasil", disse.

"Não há sentido em apenas enviar cartas. Muito pouco foi feito. É hora de agir", acrescentou.

O Brasil, que organizou uma Copa do Mundo pela única vez em 1950, conquistou o direito de organizar o Mundial de 2014 sem concorrentes graças ao rodízio de continentes imposto pela Fifa.

Durante a campanha para sediar a Copa, a proposta brasileira se concentrou principalmente nas tradições esportivas do país, mas não apresentou garantias de como lidar com a falta da infraestrutura necessária.

A intenção original da Fifa era realizar o Mundial em 10 cidades-sedes, mas, a pedido do governo brasileiro, a federação internacional autorizou que a Copa fosse disputada em 12 cidades para incluir todas as regiões do país.

Fonte